ARTE URBANA

por Cylla Alonso

Para falar sobre a expressão flamenco urbano, nosso próximo artigo da série AMBIENTES FLAMENCOS, é necessário falar primeiramente sobre a arte urbana.

  • A arte, em si, é uma manifestação universal do ser humano exposta através de uma atividade artística, temporal ou atemporal, que expressa um conceito relativo a uma idéia, sociedade, época, costumes ou determinada cultura.
  • Urbano é tudo aquilo que pertence à cidade, que tem aparência de cidade ou a ela se refere.

Como conceito, a arte urbana, também conhecida como arte de rua, engloba diversas expressões artísticas (como a dança, a música, a poesia e a pintura) que acontecem e interagem com um espaço público e cuja produção frequentemente desafia as estruturas legais, estando frequentemente relacionado a subculturas ou contraculturas dos mais diversos tipos.

O termo Arte de Rua, street art, em inglês, surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, caracterizando artes efêmeras que aconteciam na cidade, sujeitas ao tempo, as pessoas, à ilegalidade e às dinâmicas imprevisíveis da cidade.

Como um movimento underground – que significa subterrâneo, em português, sendo um termo usado para designar uma cultura que foge dos padrões validados pela sociedade em geral ou se refere um ambiente com uma cultura diferente, que tem sua própria moda e geralmente não está na mídia – a arte de rua foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades, principalmente de grafismos .

Termo contemporâneo para um conceito antigo

Apesar da modernidade que possa trazer a expressão nos dias de hoje, o conceito da arte que ocorre na rua, historicamente existe desde os tempos mais antigos. Rapsodo era o Poeta popular, ou cantor, que ia de cidade em cidade recitando poemas épicos, cujo canto parece sintetizar os acentos mais sensíveis a seu povo. A arte alcançava as ruas desde a Grécia pré-socrática em que os aedos homéricos (cantores) transmitiam os seus versos e as suas músicas pelas ruas. 

Arte Urbana x Arte Pública.

Importantíssimo ressaltar que a arte urbana não é igual a arte pública.

Embora ambas utilizem os espaços localizados na cidade, diferem principalmente na legalidade e na estrutura. A arte urbana é ilegal e, portanto, está sujeita a ser removida de um momento para o outro tornando-se efêmera. Por outro lado, a arte pública é legalizada, faz parte dos planos do Estado, é contratada e recebe manutenção para seu planejamento, execução e distribuição.

Flamenco na Arte urbana

Partindo da reflexão sobre o conceito de arte urbana, o Flamenco como linguagem já apresenta características da arte urbana em seu caráter espontâneo. Isso lhe permite acontecer em qualquer lugar, na paisagem da cidade, com pessoas que conheçam a linguagem, podendo estar ou não vinculada ao seu entorno.

Saiba mais no artigo: Flamenco Urbano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons