Gabriel Soto

Professor especializado com 22 anos de experiência em acompanhamento ao baile e 19 anos no ensino da guitarra flamenca, tendo se aperfeiçoado com o maestro Júlio Vallejo em Madrid, onde residiu por 7 anos.

Nascido em São Paulo, de família chilena, formado em jornalismo, começou seus estudos em música aos 14 anos, cursando aulas de guitarra elétrica na Escola Opus de Música e, posteriormente, com o professor Marcelo Araújo da banda Firebox.

Em 1995 inicia seus estudos em violão flamenco com Fernando de La Rua no Centro Flamenco Pepe de Córdoba por um ano e, desde então, tem se aperfeiçoado constantemente com grandes maestros da guitarra flamenca, como Julio Vallejo, em Madrid, onde morou por 6 anos, atuando e ministrando aulas de guitarra flamenca.

Participou do Festival de Guitarra Flamenca de Córdoba, onde teve a oportunidade de se aprimorar com nomes como Manolo Sanlucar, José Antonio Rodriguez e Manolo Franco. Também em Madrid, estudou Harmonia e Improvisação com Adrian Alvarado.

Em São Paulo, estudou por 2 anos na escola Groove de Música, e também cajón com Luciano Khatib por 1 ano. Fez a direção musical e/ou atuou como guitarrista flamenco de diversos grupos e Companhias de flamenco de São Paulo e Campinas, como Dar’t Flamenco do Brasil, Luceros Arte Flamenco, grupo Azahar, grupo Almoraima, Raies Dança Teatro, CAF (Centro de Arte Flamenca de Campinas) e Café Tablao de Campinas, além de tocar em cursos internacionais de baile flamenco.

Participou na produção e vinda de Javier Latorre ao Brasil, em um evento chamado Vivencia Flamenca, onde Javier ministrava cursos de baile com o acompanhamento de sua guitarra, além de palestras e mostras de filmes sobre seus trabalhos realizados na Espanha.

Além de trabalhar acompanhando aulas e shows de baile flamenco desde 1997, ministra aulas de musicalidade e ritmo flamenco para bailarinos desde 2005, é professor de guitarra flamenca desde 2000, e desenvolve desde 2002 um trabalho de investigação, pesquisa e desenvolvimento da relação música/baile com a bailaora, diretora artística, professora e coreógrafa Cylla Alonso, desenvolvendo uma parceria em Madrid e em São Paulo através de trabalhos artísticos, pedagógicos e inclusive de fusão entre diferentes linguagens como o flamenco, a música brasileira, o blues, o hip-hop e o jazz.

Ao retornar da Espanha em 2013, fundaram a companhia Oficina Flamenkera, juntamente com Renata Taño e Carolina Moya.

Atualmente trabalha como guitarrista flamenco/diretor musical e professor de Musicalidade e Ritmo em diversos espaços, como A Su Salud, Studio e Cia de Arte Flamenco Alhambra, Studio Lorca(Campinas) e Casa em Si, e se apresenta na noite paulistana em teatros, bares, restaurantes e eventos.

Na Casa em Si atua como sócio-proprietário e professor de guitarra flamenca, musicalidade e ritmo direcionada ao baile e/ou ao cante flamenco, cajón e palmas, além de acompanhar as aulas de dança como guitarrista e professor de musicalidade. 

Show Buttons
Hide Buttons