10 DICAS DE COMO ESCOLHER SUAS AULAS DE FLAMENCO

aulas de flamenco

     Estreando aqui nos artigos da Casa em Si, queria trazer um tema bem atual que tem feito parte da vida das pessoas na busca pela atividade flamenca na pandemia: como escolher as aulas de flamenco?

     Partindo de uma conversa bem bacana num dos intervalos de aula sobre as referências que nos levam a buscar o flamenco como atividade, segue a minha primeira reflexão para as 10 dicas sobre o tema, lembrando sempre que o flamenco é uma linguagem e que aprender é um processo. 

1.            NÃO PROJETE SEU DESEMPENHO FLAMENCO NA ATUAÇÃO DE BAILARINOS PROFISSIONAIS; 

É natural nos apaixonarmos por flamenco depois de ver a atuação daquele artista maravilhoso, mas cuidado para não projetar as expectativas do seu aprendizado em ver refletida no espelho a imagem e semelhança daquele artista preferido. O Flamenco é uma expressão artística e, portanto, é um trabalho para elaborar e depois exteriorizar o que acontece no nosso interno. 

2.            OPTE POR AULAS QUE TE DESAFIEM A DESCOBRIR-SE NESTA ARTE COM AUTOCONHECIMENTO;

Na autodescoberta flamenca, você vai descobrir sua própria personalidade artística durante o processo de aprendizado que, para falar a verdade, só começa a dar sinais depois do domínio das técnicas preliminares. 

3.            PESQUISE E EXPERIMENTE VÁRIAS PROPOSTAS DE AULA ATÉ TER A CERTEZA DE QUE ENCONTROU AQUILO QUE VOCÊ BUSCAVA.

Existem propostas de aula das mais variadas no Brasil de hoje: Flamenco como atividade física, para fins terapêuticos, voltado para uma coreografia, como uma linguagem, para empoderamento, enfim… vários caminhos e escolha aquele que melhor você se identificar. São muitos caminhos diferentes e possíveis. 

4.            ESCOLHA O MELHOR PERFIL DE AULA PARA VOCÊ 

Escolha a trilha que melhor se adequa à sua busca, lembrando sempre de não cair na frustração, pois é uma linguagem e, como um idioma, leva tempo e prática para ser fluente e poder criar e expressar seus próprios contextos. Não desista nas primeiras dificuldades.

5.            DÊ UMA CHANCE ÀS AULAS ONLINE. ELAS PODEM TE SURPREENDER.

Em tempos de pandemia, com vidas online muito sobrecarregadas, é natural sentir que as aulas online não farão você progredir da mesma forma que a aula presencial. Porém, isso não é verdade. O Flamenco online tem suas restrições, pois não podemos sapatear na cabeça do vizinho de baixo, mas existe um mundo novo para você conhecer. A Arte flamenca possui uma grande diversidade de estudos sobre um mesmo tema. Existe uma riqueza profunda naquilo que vai além de passos: a guitarra, a palma, o compasso, o cante…. Para bailar, temos que ter conhecimentos e diálogos com elementos que vão muito além do nosso corpo. Ressaltando novamente, existem várias propostas online muito bacanas. Pesquise, envolva-se e experimente.

6.            CONSIDERE EXPERIMENTAR AULAS INDIVIDUAIS CASO TENHA DIFICULDADE DE HORÁRIOS.

Com um cotidiano bem bagunçado e mudanças de rotina a todo momento, (seja devido à correria do dia-a-dia ou às mudanças para atender/adequar aos protocolos de segurança das autoridades) lembre-se que você pode optar por aulas individuais para tornar possível começar ou seguir com o flamenco neste momento. 

7.            PEÇA CONTEÚDOS, PERGUNTE E CONVERSE NAS PÁGINAS PROFISSIONAIS DE FLAMENCO.

Uma das vantagens do mundo virtual é que podemos interagir com os professores através das páginas profissionais, sites e redes sociais. Aproveite estas ferramentas online e peça recomendações de material de pesquisa, tire suas dúvidas e converse com pessoas que já fazem parte do flamenco nacional. 

8.            LEMBRE-SE QUE A ARTE FLAMENCA ACONTECE COM MÚSICA AO VIVO E APOSTE NA DANÇA E NA MÚSICA ELABORADAS COM APRENDIZADO CONJUNTO.

São muitos os relatos de pânico quando os músicos aparecem interagindo pela primeira vez com a coreografia. No flamenco, a música dialoga com a dança todo o tempo num universo ao vivo e único, sujeito a intervenções e mudanças que podem deixar o aluno em desespero sem uma prévia convivência e adequação. A melhor maneira de aprender pode ser conviver com a dança, a guitarra, o cante, as palmas e o cajón como elementos naturais do flamenco, já que realmente esses elementos funcionarão como um grupo que deve respirar musicalmente junto com o corpo.

9.            BUSQUE ESPAÇOS HUMANIZADOS PARA SENTIR-SE ACOLHIDO DURANTE A PANDEMIA.

Neste momento de demanda de alta produtividade, ao escolher suas aulas de flamenco, certifique-se de que há um acolhimento humanizado além do cumprimento de metas. Nos tempos atuais, faz-se necessário que nossos círculos e atividades consigam nos abrigar, garantindo a compreensão das dificuldades que se refletem no nosso desempenho. 

10.          NÃO ESPERE A PANDEMIA PASSAR. COMECE JÁ.

A vida é agora. Não espere a pandemia acabar (pois sabemos que ainda levará um tempo). Comece com a disponibilidade que tem e use as ferramentas virtuais a seu favor. Faça o seu melhor sem deixar nenhum plano ou sonho para depois.

Cylla Alonso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons