Estreando aqui nos artigos da Casa em Si, queria trazer um tema bem atual que tem feito parte da vida das pessoas na busca pela atividade flamenca na pandemia: como escolher as aulas de flamenco?
Partindo de uma conversa bem bacana num dos intervalos de aula sobre as referências que nos levam a buscar o flamenco como atividade, segue a minha primeira reflexão para as 10 dicas sobre o tema, lembrando sempre que o flamenco é uma linguagem e que aprender é um processo.
1. NÃO PROJETE SEU DESEMPENHO FLAMENCO NA ATUAÇÃO DE BAILARINOS PROFISSIONAIS;
É natural nos apaixonarmos por flamenco depois de ver a atuação daquele artista maravilhoso, mas cuidado para não projetar as expectativas do seu aprendizado em ver refletida no espelho a imagem e semelhança daquele artista preferido. O Flamenco é uma expressão artística e, portanto, é um trabalho para elaborar e depois exteriorizar o que acontece no nosso interno.
2. OPTE POR AULAS QUE TE DESAFIEM A DESCOBRIR-SE NESTA ARTE COM AUTOCONHECIMENTO;
Na autodescoberta flamenca, você vai descobrir sua própria personalidade artística durante o processo de aprendizado que, para falar a verdade, só começa a dar sinais depois do domínio das técnicas preliminares.
3. PESQUISE E EXPERIMENTE VÁRIAS PROPOSTAS DE AULA ATÉ TER A CERTEZA DE QUE ENCONTROU AQUILO QUE VOCÊ BUSCAVA.
Existem propostas de aula das mais variadas no Brasil de hoje: Flamenco como atividade física, para fins terapêuticos, voltado para uma coreografia, como uma linguagem, para empoderamento, enfim… vários caminhos e escolha aquele que melhor você se identificar. São muitos caminhos diferentes e possíveis.
4. ESCOLHA O MELHOR PERFIL DE AULA PARA VOCÊ
Escolha a trilha que melhor se adequa à sua busca, lembrando sempre de não cair na frustração, pois é uma linguagem e, como um idioma, leva tempo e prática para ser fluente e poder criar e expressar seus próprios contextos. Não desista nas primeiras dificuldades.
5. DÊ UMA CHANCE ÀS AULAS ONLINE. ELAS PODEM TE SURPREENDER.
Em tempos de pandemia, com vidas online muito sobrecarregadas, é natural sentir que as aulas online não farão você progredir da mesma forma que a aula presencial. Porém, isso não é verdade. O Flamenco online tem suas restrições, pois não podemos sapatear na cabeça do vizinho de baixo, mas existe um mundo novo para você conhecer. A Arte flamenca possui uma grande diversidade de estudos sobre um mesmo tema. Existe uma riqueza profunda naquilo que vai além de passos: a guitarra, a palma, o compasso, o cante…. Para bailar, temos que ter conhecimentos e diálogos com elementos que vão muito além do nosso corpo. Ressaltando novamente, existem várias propostas online muito bacanas. Pesquise, envolva-se e experimente.
6. CONSIDERE EXPERIMENTAR AULAS INDIVIDUAIS CASO TENHA DIFICULDADE DE HORÁRIOS.
Com um cotidiano bem bagunçado e mudanças de rotina a todo momento, (seja devido à correria do dia-a-dia ou às mudanças para atender/adequar aos protocolos de segurança das autoridades) lembre-se que você pode optar por aulas individuais para tornar possível começar ou seguir com o flamenco neste momento.
7. PEÇA CONTEÚDOS, PERGUNTE E CONVERSE NAS PÁGINAS PROFISSIONAIS DE FLAMENCO.
Uma das vantagens do mundo virtual é que podemos interagir com os professores através das páginas profissionais, sites e redes sociais. Aproveite estas ferramentas online e peça recomendações de material de pesquisa, tire suas dúvidas e converse com pessoas que já fazem parte do flamenco nacional.
8. LEMBRE-SE QUE A ARTE FLAMENCA ACONTECE COM MÚSICA AO VIVO E APOSTE NA DANÇA E NA MÚSICA ELABORADAS COM APRENDIZADO CONJUNTO.
São muitos os relatos de pânico quando os músicos aparecem interagindo pela primeira vez com a coreografia. No flamenco, a música dialoga com a dança todo o tempo num universo ao vivo e único, sujeito a intervenções e mudanças que podem deixar o aluno em desespero sem uma prévia convivência e adequação. A melhor maneira de aprender pode ser conviver com a dança, a guitarra, o cante, as palmas e o cajón como elementos naturais do flamenco, já que realmente esses elementos funcionarão como um grupo que deve respirar musicalmente junto com o corpo.
9. BUSQUE ESPAÇOS HUMANIZADOS PARA SENTIR-SE ACOLHIDO DURANTE A PANDEMIA.
Neste momento de demanda de alta produtividade, ao escolher suas aulas de flamenco, certifique-se de que há um acolhimento humanizado além do cumprimento de metas. Nos tempos atuais, faz-se necessário que nossos círculos e atividades consigam nos abrigar, garantindo a compreensão das dificuldades que se refletem no nosso desempenho.
10. NÃO ESPERE A PANDEMIA PASSAR. COMECE JÁ.
A vida é agora. Não espere a pandemia acabar (pois sabemos que ainda levará um tempo). Comece com a disponibilidade que tem e use as ferramentas virtuais a seu favor. Faça o seu melhor sem deixar nenhum plano ou sonho para depois.
Cylla Alonso