Flamenco enquanto linguagem
Aulas que abordam o flamenco enquanto linguagem musical acessível a todo público, inciantes, amadores ou profissionais, onde se trabalham questões referentes ao cante, baile, guitarra e percussão através de exercícios que trabalham os diferentes tipos de compassos e matizes de cada um destes elementos, de forma acessível e dinâmica.
Para que cada um destes 4 elementos possa dialogar com os demais, é preciso que haja compreensão de cada universo particular.
Cada um se expressa de forma muito diferente e única, mas todos têm em comum a linguagem rítmica, e é acessando esse conhecimento, entre outros, que conseguimos comunicar de forma clara e precisa, e dar significado e sentido aos sons.
AULAS DE MUSICALIDADE E RITMO
MUSICALIDADE E RITMO NO BAILE
O bailarino comunica com o corpo e com os pés. Tudo o que se faz no baile tem um por quê de existir. O que une baile e música é o compasso.
Para que haja comunicação entre ambos, deve haver então uma ordem, um fio condutor, que dá sentido de começo, meio e fim.
Para isso nos valemos de compreender o que compõe uma estrutura de baile. E também de sermos capazes de comunicar de forma clara e objetiva.
Estudos de ritmo que envolvam divisão rítmica, compasso, comunicação, nomenclatura, elaboração e/ou análise de escobillas, chamadas e arremates fazem parte deste processo.
Assim como para comunicar algo no baile, é preciso entender o que a guitarra, o cante, o cajón e a as palmas comunicam.
As aulas focam em todos estes aspectos, permitindo que o bailarino se aproprie da linguagem musical pouco a pouco, tornado-a presente em sua linguagem corporal, assim como na precisão e clareza de execução de passos e coreografias.
MUSICALIDADE E RITMO PALMAS E CAJÓN
A percussão enquanto acompanhamento e base no flamenco se dá através das palmas e do cajón.
As aulas trabalham as palmas enquanto instrumento, o que exige precisão rítmica, timbre adequado e muito conhecimento de como cante, guitarra e baile comunicam e expressam esta linguagem rítmica, a fim de poder interagir de forma musical e coerente com o que se apresenta no momento.
Para palmear estes elementos, é preciso então compreender o que querem comunicar.
As aulas também trabalham as técnicas básicas de cajón, e sua aplicação nos diferentes estilos, marcações de compasso e possibilidades de acompanhamento.
MUSICALIDADE E RITMO NO CANTE
Aulas que trabalham fundamentalmente ritmo e melodia na voz, através do conhecimento e controle das distintas divisões rítmicas presentes em cada letra e em cada estilo de forma muito característica, assim como sua melodia e execução no compasso.
Para isso se faz necessário um trabalho de conscientização rítmica das várias possibilidades de divisões, assim como das diferentes formulações de compasso através de exercícios na voz e nas palmas.
Reconhecimento das frases musicais de base da guitarra em cada palo, enquanto base harmônica e suporte rítmico para quem deseja aprender a cantar, ou se aperfeiçoar no que já canta, tornando o processo consciente e adquirindo dessa forma muito mais segurança e expressividade.