Lucero Tena: A Lendária Bailarina Flamenca e Sua Contribuição para o Reconhecimento das Castanholas
Lucero Tena é uma das figuras mais importantes no mundo do flamenco, não apenas como uma talentosa bailarina, mas também como uma virtuosa das castanholas. Sua habilidade e inovação no uso deste instrumento tornaram-se uma referência para as futuras gerações do baile flamenco. Neste artigo, exploraremos a vida e a carreira de Lucero Tena, destacando sua importância para o reconhecimento das castanholas no flamenco.
Primeiros Anos e Formação
Nascida em 1938, em Guadalajara, México, Lucero Tena começou sua jornada na dança flamenca desde muito jovem. Mudou-se para a Espanha para aprimorar suas habilidades e foi lá que encontrou sua verdadeira vocação. Ela estudou com mestres renomados do flamenco e rapidamente se destacou por sua técnica excepcional e profunda expressividade.
Ascensão e Inovação com as Castanholas
A verdadeira marca de Lucero Tena no flamenco veio através de sua maestria com as castanholas. Tradicionalmente usadas como instrumento de percussão na dança espanhola, as castanholas nem sempre foram vistas como essenciais no flamenco. No entanto, Tena revolucionou essa percepção com sua habilidade de sincronizar os sons rítmicos das castanholas trazendo uma nova dimensão ao flamenco.
Contribuições e Legado
Lucero Tena não apenas popularizou o uso das castanholas no flamenco, mas também elevou seu status a um nível artístico como concertista. Ela desenvolveu técnicas inovadoras, permitindo que as castanholas acompanhassem uma variedade de estilos das orquestras espanholas, bem como influenciou na forma de tocar distintos palos (estilos) flamencos, desde bulerías, até soleá. Seu trabalho também modificou a maneira de tocar as castanholas para baile quanto às matizes dos toques e segue inspirando muitos bailarinos e músicos a explorar e incorporar as castanholas em suas performances.
Importância de Lucero Tena nas Castanholas do Baile Flamenco
Sua inovação e maestria com as castanholas ajudaram a divulgar as castanholas como elemento musical (não somente no flamenco) e através do luthier, isto é, do artesão, José Tárrega Peiró, de Alacuás (Valência), que os fez os instrumentos, Lucero Tena se tornou uma marca de castanholas popularmente vendidas.
Lucero e José passavam horas conversando sobre a diferença entre o som baixo da mão esquerda, que é o acompanhamento, assim como som do direito e a sonoridades das diferentes madeiras.
“Devo muito a ele. Eu tinha um estojo que ele fez para mim com dez pares de castanholas. Por que? Porque de acordo com o trabalho que escolhi, tinha que ser maior para este trabalho, melhor para o outro, baixo para o outro. Eu não uso mais esses dez pares. Hoje não é mais o número seis, mas o número oito. Por que? Porque eu toco muito com orquestra e preciso de mais som. No entanto, há momentos em que entendo que a orquestra me cobre, mesmo dizendo que tenho muita força nas mãos e tudo, mas tudo tem seu limite. Luthier maravilhoso. Artesanato maravilhoso. Hoje” Lucero Tena em entrevista para Masescena. https://www.masescena.es/entrevistas/lucero-tena-mis-castanuelas-son-mi-alma-hecha-ritmo/
Depois de Lucero Tena, as castanholas passaram a ser vistas e exploradas como uma peça percussiva complementar e mais complexa para o baile flamenco. Com sua popularização, as castanholas passaram a se desenvolver como instrumento e hoje contamos com vários tipos diferentes de castanholas que nos oferecem timbres diferenciados.
PS: Na primeira versão deste artigo desconhecíamos uma artista de grande importância na história das castanholas e editamos este artigo com informações mais precisas. Tivemos conhecimento disso através de uma grata e bem-vinda observação e correção histórica de Michelle Rischter (da Riatitá), estudiosa das castanholas que nos atentou sobre a importância da artista La Argentina (Antonia Mercé y Luque) na técnica do instrumento, que precede a Lucero Tena. Para complementar essa informação, compartilhamos aqui com vocês um link sobre esta artista: https://es.wikipedia.org/wiki/La_Argentina_(bailarina)